Método fônico de Alfabetização funciona para ensinar a ler?

02/11/2019

Método Fônico de Alfabetização funciona para ensinar a ler?

Como funciona o método fônico que veio para contrapor o método global e o construtivismo, muito indicado desde o início da pré-alfabetização de crianças?

O sistema alfabético da língua portuguesa é composto por 26 letras, entre vogais e consoantes. Estas letras representam fonemas, estruturas que usamos para articular e pronunciar cada palavra que compõe o nosso vocabulário.

Aprender o princípio alfabético[a] e a posterior leitura de palavras é chamado de alfabetização. Uma das grandes críticas dos especialistas ao método fônico de alfabetização é o ensino mecânica das letras, falar palavras de forma solta, sem sentido e desconectadas da realidade e do uso social do texto.[b]

Estas estratégias criadas para contrapor a alfabetização convencional é o método fônico. Nela, o alfabetizando, efetivamente, despertará a consciência fonêmica[c], além da consciência fonológica, desde que bem instruído para isso.

 

Continue lendo sobre o método fônico de alfabetização!

 

Caro leitor,

Sou Odair José Machado e o meu principal objetivo neste blog que aborda sobre como ensinar a ler por meio de atividades do método fônico de alfabetização,  é te “Oferecer um passo a passo para que você não fique perdendo seu tempo procurando conteúdo e atividades do método fônico de alfabetização, principalmente perdendo tempo na internet em busca de conteúdo solto e desconexo.

 

Método fônico de alfabetização. O que vamos abordar sobre como ensinar a ler?

O Método fônico de alfabetização funciona?

O que é o método fônico de alfabetização?

Mas, como funciona exatamente o método fônico?

Quanto tempo leva para ensinar uma criança a ler pelo  método fônico de alfabetização?

Por que é importante estimular esse desenvolvimento?

Método Fônico de alfabetização – Atividades

Ordem de apresentação dos sons

Atividade instrucional que ensina síntese de fonemas em palavras.

Método Fônico de alfabetização – Atividades e pdf

O que é o método fônico de alfabetização?

método fônico de alfabetização é o sistema que, depois de vencida a etapa de consciência fonológica, consiste em ensinar  os sons das letras de cada palavra. Então, a pronúncia completa da palavra é construída a partir da mistura de cada som, permitindo a criança ler cada palavra conhecida, além de palavras novas.

O surgimento desta forma de alfabetização, aqueceu os ânimos, tornou-se outra crítica por especialistas defensores do método global e do construtivismo. 

Mas, como funciona exatamente o Método Fônico de Alfabetização?

A proposta do método fônico de alfabetização é ensinar a relação entre os sons das letras e os fonemas, antes de dar o livro a uma criança para que o leia. Quando alguns desses sons for entendidos, o próximo passo é combiná-los para construir uma sílaba ou palavra.

Os principais objetivos do método fônico de alfabetização são:

  1. Mostrar à criança que cada palavra tem um som diferente;
  2. Relacionar figuras  que começam com alguns fonemas;
  3. Alterar uma ou mais letras para formar uma palavra diferente;
  4. Identificar os sons que cada letra representa e juntá-los para ler uma sílaba ou palavra.

Em Resumo, o método fônico é um sistema de alfabetização que relaciona fonemas e grafemas.

Há várias maneiras de aplicá-lo e as mais eficazes beneficiam todos os tipos de alunos, especialmente quando aplicadas de forma sistemática e não aleatória com o uso prévio da consciência fonológica.

Sua aplicação precisa do suporte de materiais didáticos diferenciados, tais como alfabetos móveis, cartas, textos desenvolvidos por critérios semânticos, fichas e listas de palavras.

O Passo a passo de um método fônico de alfabetização eficaz

O primeiro passo é desenvolver na criança uma escuta atenta por meio de jogos lúdicos  para desenvolver a consciência fonológica.

Vencida esta etapa da consciência fonológica, o próximo passo do método fônico de alfabetização é o ensino das letras através de seus sons, ou seja, o desenvolvimento da consciência fonêmica. Alguns métodos começam com histórias criadas para ajudar a criança a identificar a relação entre a escrita e o som, os textos e os sons.

Funciona assim: mostra-se a letra e como é o seu som. Em seguida, cita exemplos de coisas familiares com mesmo som de  ataque (som inicial), precisamente, com o primeiro som da primeira sílaba com que se trabalha.

Exemplo:

Em sala de aula, o professor questiona o aluno:

PROFESSOR: Escute as palavras mula meca … começam pelo mesmo som! Já entre moto saco, você sabe dizer-me qual das duas começa também pelo mesmo som de mula meca?

ALUNO: Moto.

O próximo jogo que vou te passar, geralmente a criança o acha muito divertido e pode ser aplicado em qualquer lugar. Em um passeio pelo supermercado ou no carro.

Já em casa a mãe pode pronunciar uma sequência de palavras que começam pelo mesmo fonema, hora prolongando o som da primeira letra, outrora omitindo este som.

Para facilitar o aprendizagem, é interessante pedir à criança que repita esse som, especialmente depois do alfabetizador escrever essa letra na lousa.

O passo seguinte é a combinação de sons, você pode começar mesmo antes da criança dominar todo o alfabeto.

Quando o alfabetizador se der conta de que a criança tenha aprendido uma boa parte dos fonemas, a sugestão é usar um alfabeto móvel, ou letras soltas, pedindo ao aluno que forme palavras. Então você deve incentivar a criança a pronunciar o som de  cada letra, uma por uma.

O aluno então combina os sons pronunciando a palavra completa. O ideal, no começo, é usar palavras simples com no máximo  uma sílaba, com 2 ou 3 sons, até que você esteja seguro de usar palavras maiores.

Com a evolução do aluno, se insere  palavras mais complexas, como dígrafos, encontros consonantais, letras que representam mais de um som, entre outras particularidades de nosso idioma. É importante rever os sons já aprendidos, ampliando gradativamente as habilidades de leitura do estudante.

Quanto tempo leva para ensinar uma criança a ler pelo  método fônico de alfabetização?

Como um bom processo de alfabetização, um bom método fônico não consiste apenas em mostrar imagens e sons para a criança. Os alfabetizadores devem ter em conta que se trata de um processo complexo de superação de desafios.

Há pelo menos três etapas que a criança precisa superar para aprender a ler.

São elas:

  1.  a descoberta do princípio alfabético, isto é, para descobrir como se formam as palavras,
  2. que o alfabeto representa os sons da fala;
  3. aprender como codificar e decodificar e aprender o princípio da ortografia.

A última etapa diz respeito sobre entender as regras que regem a ortografia das palavras.

A série de desafios de maior complexidade que acabamos de mencionar é o desenvolvimento da consciência fonêmica, quando a criança identifica os sons que formam uma palavra.

E por que é importante estimular esse desenvolvimento?

Porque sem o princípio alfabético, o aluno acha que as palavras são como desenhos, e, em vez de aprender, as decora como se fossem figuras, encontrando dificuldades para decodificar novas palavras.

Usando os procedimentos e programas corretamente, o professor de alfabetização dar-se-á conta de que a criança constrói o seu próprio vocabulário e pronúncia, com autonomia.

Algumas combinações, incluindo as mais complexas, podem ser ensinados em poucos meses.

A média é que uma criança alfabetizada pelo método fônico apresenta resultados distintos entre quatro e seis meses. A partir daí você pode pedir para ela ler palavras mais complexos e diversos textos, mesmo de forma independente.

Método Fônico de Alfabetização – Atividades


Método fônico de alfabetização – atividades: Decompor palavras em unidades menores:

O adulto convida a criança para brincar.

Você pode começar dizendo: “vou falar uma palavra em duas partes, e você me diz que  palavra eu me refiro.”O adulto Lê cada palavra, pronunciando claramente cada parte, parando entre as duas partes.

Por exemplo: PAPA_GAIO = papagaio. Outro exemplo: tele-visão = televisão.

Então você convida  a criança para  analisar as palavras. Uma criança pode falar  uma parte, e a outro a segunda parte, ou o adulto pode usar blocos ou um boneco para ser o “parceiro” na brincadeira.

O objetivo é que a criança descubra a palavra que você pronunciou.
Os exemplos são os seguintes: ele-fante,  pás-saro, mari-nheiro, bici-cleta, pin-tura e fo-go.

Método fônico de alfabetização – atividades: Decompor palavras em sílabas:

Batendo palma para os nomes

O adulto diz à criança que os nomes têm pequenos fragmentos:” agora você vai aprender a bater palmas para separar as diferentes partes dos nomes de seus amiguinhos.”

Por exemplo: o nome Car-los (uma palma para cada sílaba). Você sabe  quem é?

Então convide o aluno para fazer o mesmo com o próprio nome. Em seguida, repita com vários nomes de colegas ou familiares.

O objetivo é mostrar que alguns nomes têm diferentes números de palma (sílabas). Depois de mostrar essa diferença, é necessário fazê-lo na seguinte  ordem:

Nomes com duas sílabas (ál-bum; Be-to; Ma-ra; Ti-to; etc.))

Nomes com três sílabas (Ma-ri-a; Fer-nan-do; Ro-ber-to)

Nomes com mais de quatro sílabas: (Fran-ci-e-le; Fé-lis-ber-to; Ca-ta-ri-na; etc.)

Método fônico alfabetização atividades: Análise e síntese fonêmica

A criança deve entender que uma palavra tem um som que é só seu, mas dentro há outros sons.

Depois de decompor palavras em sílabas, é hora de decompor e analisar as sílabas em unidades menores, em fonemas.

Método fônico de alfabetização – atividades: Ordem de apresentação dos sons

Refiro-me aqui  apenas a uma ordem de apresentação das consoantes e das vogais no processo de estimulação da consciência fonêmica.

  1. Fricativas vozeadas [v, z, j] vaca, zebra, jaca
  2. fricativas não vozeadas [f, s, x],  faca, sapo, chave
  3. laterais [ l,lh], laranja, bolha
  4.  vibrantes [ R, r], rato, barata
  5. consoantes nasais [m, n, ], mala, navio
  6. oclusivas vozeadas [b, d, g]  bode, dedo, gato
  7. e oclusivas não vozeadas [p, t, k]; pato, teto, casa

Nos jogos para estimulação da consciência das vogais, propõe-se que se comece por apresentar as vogais em posição tônica como [i], que só ocorre em posição átona, e de [a] câmara.

 

ATIVIDADES BÔNUS:

Método Fônico: Atividades instrucionais para ensinar síntese de fonemas em palavras.

Objetivo: os alunos serão capazes de sintetizar e identificar uma palavra que está esticada em seus sons componentes.

Materiais necessários: cartões de imagem de objetos que os alunos provavelmente reconhecerão, tais como: sol, sino, bandeira, cobra, árvore, livro, copo, relógio, avião

Atividade: coloque um pequeno número de cartões de fotos na frente das crianças. Diga-lhes que você vai dizer uma palavra usando voz de tartaruga, uma maneira lenta de dizer palavras (por exemplo, / sssoool /, / uuuvvvaaa/).

Eles têm que olhar para as fotos e adivinhar a palavra que você está dizendo. É importante que as crianças adivinhem a resposta mentalmente para que todos tenham a oportunidade de experimentá-lo.

Alternar entre uma criança que identifica a palavra e onde todas as crianças dizem a palavra em voz alta em coro para mantê-las envolvidas.

Método fônico: Atividades de segmentação

Objetivo: os alunos poderão segmentar várias partes da linguagem oral.

Atividade:

  1. No início da instrução de consciência fonológica, ensine as crianças a segmentar frases em palavras individuais. Identifique poemas curtos familiares, como “Era uma vez um gato maltês. Tocava piano e falava francês!” Faça com que as crianças batam palmas para cada palavra.
  2. À medida que a criança avançar em sua capacidade de manipular a linguagem oral, ensine a segmentar as palavras em sílabas ou em associações de rimas. Por exemplo, as crianças dividem seus nomes em sílabas: por exemplo, Ve-ra, Mar-ga-ri-da e Jo-sé.
  3. Quando as crianças aprenderem a remover o primeiro fonema (som) de uma palavra, ensine a segmentar palavras curtas em fonemas individuais: por exemplo, uva, eva, bola. exemplo, [u] [v] [a], [e] [v] [a], [b] [o] [l] [a]

Método fônico: Atividade de  Exclusão e Substituição de fonemas.

Em quem estou pensando

Objetivo: os alunos serão capazes de reconhecer as palavras quando o professor disser a palavra sem o primeiro som.

Atividade: Peça às crianças que se sentem em um círculo. Escolha secretamente uma criança e mude seu nome removendo o primeiro som.

Por exemplo: mude Marcos por arcos ou mude Saulo por aulo. À medida que você muda o nome, as crianças devem identificar de quem você está falando.

Idéias de extensão:

Assim que seus alunos se tornam melhores para identificar o nome da criança  sem o primeiro som, incentive-os a tentar remover os sons iniciais das palavras e pronunciar as palavras por conta própria.

Depois que as crianças aprendem a remover sons, ensine-as a substituir o som inicial em seu nome por um novo som.

Você pode modelar isso, começando com sons mais fáceis (sons comuns de consoantes, por exemplo, / m /, / t /, / p /) e avançando para sons mais complexos e dígrafos (por exemplo, / pr /, / tr / ).

 

Método Fônico pdf para baixar:

Para entender melhor como funciona o método fônico  Clique no botão abaixo e assine nosso e-book completo

Método Fônico de A a Z- MFAAZ –

e entenda os 7 passos para seu filho aprender a ler mais rápido e não  se tornar um analfabeto funcional.

OFERTA ESPECIAL

ACESSO EXCLUSIVO LEITOR ADIANTADO PLANO ANUAL

 

Fonte: métodofonico.com.br

[a]O que é princípio alfabético?

[b]O que é o uso social do texto?

[c]Consciência fonêmica, o que é?

Patrocinado.

Buscar no Blog

331475_342594882427740_340966313_o (2)

Odair Machado

Oi, tudo bem? Sou Odair  Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos meus filhos.

Se você: 

Não acredita nas metodologia adotadas na escolas brasileiras para a alfabetização de crianças; 

Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno; 

E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico 

 … Continue lendo »

Os  melhores métodos e dicas  para VOCÊ prover

uma alfabetização eficaz aos seus filhos  
até mesmo sem ser PROFESSOR!

 

Descubra aqui o que fazer quando estamos perdido e não sabemos para onde ir ou que direção tomar!

 

A CHAVE PARA ENSINAR SEU FILHO A LER

 

Junte-se aos leitores inteligentes que já Baixaram o e-book!

Este Guia já foi baixado mais de
Vezes

Você não tem muita clareza por onde ou quando começar a ensinar seu filho  a ler? 

As dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

Capa-1-Leitor Precoce- OneCup at a Time

          © 2015 · Todos os direitos reservados. 

 5 Motivos Para Você Ensinar Seus Filhos a Ler em Casa

 5 Motivos Para Você Ensinar Seus Filhos a Ler em Casa