13/10/2015
Para as crianças os pais são seres muito amados, somos exemplos para ele e tudo que fazemos elas tendem a nos imitar. Se ela percebe que gostamos de ler e valorizamos este ato, elas também aprenderam que ler é muito importante, quando a criança nota que os pais resistem a perder tempo em frente da tv, no sofá ou na cama a criança interroga-se e pensa com razão que o livro é mais importante, então ele vai querer fazer o mesmo, se ainda não saber ler irá imitar os pais e ficará ansiosa para aprender a ler. (MORAIS, 2011)
Ao ler este livro comecei a dar mais ênfase a leitura partilhada, que é a partilha do livro no qual o adulto e a criança convergem sua atenção.
Na leitura partilhada quem lê é o adulto e a criança relaciona a palavra oral com o quê esta se refere no livro, a leitura partilhada proporciona a criança a aquisição de vocabulário, o aumento do léxico mental e a exposição do vocabulário que só muito raramente utilizamos em conversas.
Segundo Moraes, crianças de 15 e 18 meses são capazes de aprender uma palavra nova e relacioná-las com objetos que ela representa após uma única sessão de leitura partilhada.
No começo foi um pouco difícil conseguir ler um livro com meus filhos, eles tomavam o livro de minhas mãos para folhear ou fazer de conta que estavam lendo, como na figura acima.
Para manter a atenção da criança em vez de ler, você poderá apontar as figuras do livro e criar a sua própria leitura sem tomar o livro de suas mãos.
Peça para criança apontar o objeto que você está nomeando, procure dar pistas para ela, a informação deve ser dada de maneira sistemática. Até que chegue o dia que a criança aprenda a ouvir a sua leitura sem tomar o livro de suas mãos.
O Autor chama essa leitura partilhada de linguagem de evocação.
A Leitura partilhada irá contribuir para criança adquirir conhecimentos importante na aprendizagem da leitura, a criança já saberá que na nossa cultura se lê da esquerda para a direita e que as palavras são formadas por sequências de letras e separados por espaços vazios .
Estudos demonstram que crianças de 2 anos que se beneficiaram da leitura partilhada, aos 4 anos atingiu um nível de linguagem mais elevada e que aos 6 anos aprendem a ler com maior facilidade.
Essa simples experiência vivenciada em casa com seu filho tem efeito a longo prazo.
Para saber que livro ler para o filho nas várias faixas etárias tem o Guia de leitura desde o berço do Instituto Alfa e Beto, destinado a crianças de 0 a 6 anos.
Prof. José Morais, Ph.D.
Université Libre de Bruxelles (ULB – Bélgica)
Patrocinado.
Odair Machado
Oi, tudo bem? Sou Odair Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos meus filhos.
Não acredita nas metodologia adotadas na escolas brasileiras para a alfabetização de crianças;
Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno;
E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico
Junte-se aos leitores inteligentes que já Baixaram o e-book!