Antes de tudo quero deixar bem claro eu
não inventei o Método Fônico, longe de mim tal afirmação, seu uso
data o século XVI.
Porém, muita coisa mudou o método fônico, na atualidade, sofreu mudanças substanciais com os avanços da era moderna.
Oi, tudo bem?
Sou Odair Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos filhos.
O objetivo aqui não é desmerecer ou
desprezar professores e pedagogos, mas sim, instigar o envolvimento dos
pais nesta fase tão importante no aprendizado da criança.
Se você:
Não acredita nas metodologias adotadas nas escolas brasileiras para a alfabetização de crianças;
Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno;
E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico;
Você está no lugar certo!
Agora se você não acredita nisso, por favor, feche está janela e poupe seu tempo.
Quero compartilhar com você um pouco do
conhecimento que adquiri nos últimos anos, sobre
pré-alfabetização em especial sobre o método fônico.
Vários estudos corroboram para comprovar a eficiência deste método e sua importância para o aprendizado da leitura.
EU NÃO PODERIA deixar de compartilhar
com você e com outros pais e educadores, pois estes conhecimentos não
são ensinados nas academias. Tal é o atraso na alfabetização que se
encontra o Brasil.
Não vou ficar aqui discutindo qual o
melhor método, vamos ao que interessa e o que a criança precisa aprender
na pré-alfabetização para se tornar um leitor fluente.
A criança precisa desenvolver a
Consciência fonológica, algumas destas habilidades já são inatas e
precisam ser intensificadas, outras como a consciência fonêmica precisa
ser explicitada, não está no nosso gene, pois a escrita é uma invenção
do homem.
Depois de ler algumas bibliografias,
algumas delas para esta fase do desenvolvimento infantil, compilei
e extrai destes livros algumas atividades, você verá a facilidade que é
trabalhar a consciência fonológica, e verá também que não precisa ser
graduado ou ser formado em pedagogia (a maioria deles desprezam estes
conhecimentos) para poder introduzir uma criança no mundo da leitura e
escrita.
O que é Consciência Fonológica?
As crianças devem ser expostas a
atividades que desenvolvam as habilidades cognitivas especificas para
aquisição da leitura e escrita, deve ocorrer uma preparação geral ainda
na pré-escola.
Alguns teóricos defendem que não se
deve antecipar demasiadamente o ensino da leitura e escrita. Outros
defendem que a idade ideal é mais precoce que atualmente em voga.
Estes conhecimentos predizem em muito o
sucesso da criança no aprendizado da leitura, este sucesso já foi
demonstrado entre estudos suecos (Lundberg, Olofsson e Wall, 1980); os
noruegueses (Hoien, Lundberg, Stanovich Bjaalid, 1975); os espanhóis
(deManrique e Gramigna, 1984); os franceses (Alegria, Pignot e Morais,
1982); os italianos (Cossu, Shankweiler, Liberman, Tola e Katz, 1988);
os brasileiros (Cardoso-Martins, 1995) Seabra e Capovilla, entre
muitos outros.
Para Morais, 1995 as crianças devem ser
preparadas de maneira geral para a alfabetização, como o contato com o
material escrito, desenvolvimentos de atividades metalinguísticas mais
básicas como a Consciência fonológica (consciência de rimas, aliterações
e sílabas) as crianças devem ser expostas a muita leitura, deve-se ler e
muito para as crianças. Para ele a pré-escola deve reduzir as
diferenças socioculturais por meio da fonologia.
Logo abaixo você encontrará dicas e uma
breve introdução dos bônus sobre consciência fonológica, tais
como: jogos de escuta - consciência de fonemas - de palavras e rimas -
parlendas - e canções folclóricas.
Tudo muito prático, simples e divertido.
A consciência fonêmica e o
contato com o som das letras, as relações grafema-fonema, também serão
trabalhados aqui.