Você sabe qual é o melhor percurso para ensinar seu filho a ler?
O que fazer quando estamos perdido e não sabemos para onde ir ou que direção tomar?
Oi, tudo bem?
Sou Odair Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos meus filhos.
O objetivo aqui não é desmerecer ou
desprezar professores e pedagogos, mas sim, instigar o envolvimento dos
pais nesta fase tão importante no aprendizado da criança.
Se você:
Não acredita nas metodologias adotadas nas escolas brasileiras para a alfabetização de crianças;
Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do seu filho ou aluno;
E se você acredita que a criança pode ser alfabetizada com o uso do Método Fônico:
Você está no lugar certo!
Agora se você não acredita nisso, por favor, feche esta janela e não me faça discutir o óbvio.
Quero compartilhar com você um pouco do
conhecimento que adquiri nos últimos anos, sobre pré-alfabetização e em
especial sobre o método fônico.
Vários estudos corroboram para comprovar a eficiência deste método e sua importância para o aprendizado da leitura.
EU NÃO PODERIA deixar de compartilhar
isso com você, com outros pais e educadores, pois estes conhecimentos
não são ensinados nas academias. Tal é o atraso na alfabetização que se
encontra o Brasil.
Não vou ficar aqui discutindo qual o
melhor método, vamos ao que interessa e o que a criança precisa aprender
na pré-alfabetização para se tornar um leitor fluente.
A criança precisa desenvolver a Consciência fonológica. Algumas
destas habilidades já são inatas, mas precisam ser intensificadas,
outras como a consciência fonêmica, precisa ser explicitada.
Depois de ler algumas bibliografias,
algumas delas para esta fase do desenvolvimento infantil, compilei
e extrai destes livros algumas atividades. Você verá a facilidade que é
trabalhar a consciência fonológica, verá também que não precisa ser
graduado ou ser formado em pedagogia (a maioria deles desprezam estes
conhecimentos) para poder introduzir uma criança no mundo da leitura e
escrita.
As crianças devem ser expostas a
atividades que desenvolvam as habilidades cognitivas especificas para
aquisição da leitura e escrita, deve ocorrer uma preparação geral ainda
na pré-escola.
Alguns teóricos defendem que não se
deve antecipar demasiadamente o ensino da leitura e escrita. Outros
defendem que a idade ideal é mais precoce que atualmente em voga.
Estes conhecimentos predizem em muito o
sucesso da criança no aprendizado da leitura, este sucesso já foi
demonstrado em estudos suecos (Lundberg, Olofsson e Wall, 1980); os
noruegueses (Hoien, Lundberg, Stanovich Bjaalid, 1975); os espanhóis
(deManrique e Gramigna, 1984); os franceses (Alegria, Pignot e Morais,
1982); os italianos (Cossu, Shankweiler, Liberman, Tola e Katz, 1088);
os brasileiros (Cardoso-Martins, 1995) Seabra e Capovilla, entre
muitos outros.
Para Morais, 1995 as crianças devem ser
preparadas de maneira geral para a alfabetização, com o contato com o
material escrito, desenvolvimento de atividades metalinguísticas mais
básicas como a Consciência fonológica (consciência de rimas, aliterações
e silabas) as crianças devem ser expostas a muita leitura, deve-se ler e
muito para as crianças. Para ele a pré-escola deve reduzir as
diferenças socioculturais por meio da fonologia.
Aqui você encontrará dicas e uma
breve introdução sobre consciência fonológica, tais como: jogos de
escuta - consciência de fonemas - de palavras e rimas - parlendas.
Tudo muito prático, simples e divertido.
A consciência fonêmica e o contato com o som das letras, as relações grafema-fonema, também serão trabalhados aqui.
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