3 ATIVIDADES DE LEITURA IMPORTANTES PARA HACKEAR O CÉREBRO DO SEU FILHO QUE SÃO IGNORADAS

17/09/2018

3 habilidades necessárias e importantes para a aquisição da leitura que são ignoradas

Bem, para te falar a verdade, há muito mais que apenas 3 habilidades necessárias e importantes para a leitura que são ignoradas. Porém essas 3 constroem uma base sólida para os leitores e aprendizes de leitor. O fato é que, muitos leitores com dificuldades apresentam uma ou mais deficiências dessas importantes habilidades de leitura.

1- Rimas

2- Sílabas

3- Fonemas

O que esperamos que crianças pequenas façam com palavras, rimas e fonemas, para que entendam de alguma forma o que são fonemas?

É exatamente disso que trata os artigos deste blog!

Aqui você encontrará definições e atividades práticas que envolvem essas 3 importantes habilidades.

Link no final do post com mais atividades para aplicar em crianças de 3 anos ou menos.

Palavras Rimadas.

Rimas são palavras como Rato e Gato que terminam com a mesma rima. Palavras que rimam são palavras que terminam com sons finais semelhantes.

Embora existam rimas imperfeitas como chapéu e mel, no início, para atividades de leitura e escrita, é bom trabalhar com rimas que terminam com as mesmas letras e fones. Mas para atividades orais as palavras rimadas não precisam ser escritas da mesma forma basta apenas que soem iguais.

O objetivo é que as crianças possam, de alguma forma, manipular as palavras que rimam:

  1. Reconhecer quando as palavras rimam e quando não rimam;
  2. Produzir palavras rimadas, por exemplo: você pergunta o que rima com GATO e a criança responde: MATO
  3. Criar um jogo com palavras rimadas. Criar “um monte” de palavras que rimam mesmo pseudopalavras (aqui em casa chamamos de não-palavras).

Brincar com palavras que rimam com crianças pequenas pode ser muito divertido e simples, especialmente usando músicas, rimas, poemas e parlendas.

 

Sílabas

As sílabas são as partes da palavra que a criança melhor identifica. Palavras como e têm apenas uma sílaba. Palavras como bola e fogo têm duas sílabas. Caso a criança encontre dificuldades para distinguir sílabas em palavras recomendo que coloquem a mão sob o queixo e contar os movimentos do queixo enquanto falam a palavra. Geralmente este é o número de sílabas que a palavras possuem.

 

O objetivo é que as crianças possam fazer algumas coisas com as sílabas:

 

  1. Contar o número de sílabas em uma palavra;
  2. Contar sílabas com palmas
  3. Combinar sílabas para formar uma palavra. Que palavra você cria quando junta essas duas partes, LO (dê uma pausa de um ou dois segundos) BO?
  4. Falar a parte de uma palavra quando uma sílaba é “jogada fora”. Por exemplo: “O temos quando você diz JAPÃO sem o JA?”
  5. Fazer a inversão de sílabas: Você diz LO-BO e a criança repete BO-LO.

 

Você também pode usar objetos para contar as sílabas, lego ou blocos.

Fonemas

É neste exato ponto que as pessoas costumam se perder.

A palavra Fonema parece algo tão técnico, tão professor, não é? Então, o que exatamente são fonemas? Fonemas são os sons individuais em palavras. Por exemplo, a palavra UVA tem 3 fonemas, sons individuais, /U/ /V/ /A/.

Que torna isso um tanto complicado, especialmente para adultos que não foram alfabetizados desta maneira e tentam ensinar fonemas para seus filhos ou alunos, e para complicar ainda mais, algumas palavras possuem mais letras do que fonemas..

Por exemplo a palavra OSSO, embora tenha 3 letras, só possui 3 fonemas: /O/ /S/ /O/.

Vamos explorar mais sobre isso no nosso e-book As 7 Etapas da Leitura Precoce…. Mas por enquanto vamos ver que habilidades queremos que as crianças aprendam com fonemas:

  1. Isolar fonemas iniciais(Análise fonêmica), exemplo: “Qual é o primeiro som que você ouve na palavra UVA”.
  2. Síntese Fonêmica ou juntar fonemas. Por exemplo, “ vou dizer uma palavra bem devagar. Veja se você descobre e me diga qual é a palavra: /V/ /Ó/
  3. Contar fonemas. Por exemplo: “Quantos sons você ouve na palavra NÓ?

Contar fonemas é uma habilidade mais avançada que a criança desenvolve depois de dominar rimas e sílabas. Você encontrará mais atividades práticas de consciência fonêmica em nosso e-book…. As 7 Etapas da Leitura Precoce

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA

Explicando os termos usados nessas atividades: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: é um termo muito amplo. Refere-se à consciência dos sons em uma palavra. Uma criança que domine as habilidades de consciência fonológica pode identificar e criar palavras que rimam, contar sílabas em uma palavra ou em um nível mais avançado identificar e manipular sons individuais em uma dada palavra.

CONSCIÊNCIA FONÊMICA: está inserida dentro da consciência fonológica. É a consciência das menores unidades de som em uma palavra.

Por exemplo, uma criança com consciência fonêmica bem desenvolvida é capaz de ouvir que a palavra UMA têm os sons: /U/ /M/ /A/. Uma criança neste nível de consciência fonêmica é capaz de manipular os fonemas de uma palavra mudando o primeiro fonema para formar outra palavra, mudar /g/ no início de gato para /R/ e saber que a nova palavra é RATO.

Essas atividades de consciência fonêmica são jogos que seu filho ou aluno pode fazer de olhos fechados, jogos de escuta, eles só precisam ouvir quando identificam e manipulam sons em palavras. Nestes jogos não se faz necessário usar letras. Quando você começar a trabalhar a relação grafema/fonema, letra/som, você estará trabalhando a fónica. Mas isso já é outro assunto.

Qual a diferença entre fone e fonema?

Um fonema em uma língua é uma abstração, faz parte do sistema fonológico que está na mente dos falantes.

Nunca se realiza porque não é pronunciado. A produção dos falantes são os fones da língua, o fone é algo concreto realizado em um momento real por um falante. Sempre que for tratar da pronúncia de som usa-se o termo fone, porém, para facilitar o entendimento e não confundir as crianças usa-se som.

Fone diz respeito aos sons efetivamente produzidos na fala, que varia de região para região. Fonema é um elemento da língua que corresponde à imagem mental que os falantes têm das unidades sonoras do sistema fonológico. A ortografia representa os fonemas, e não os fones. Tanto quem pronuncia [‘dia] quanto quem pronuncia [dʒia] (“djia”) deve escrever (dia).

Por que a consciência fonológica e fonêmica são tão importantes?

Segundo Adams, Marilyn Jager (1990)1 entre outros. O sucesso de uma criança com consciência fonêmica é o melhor preditor do sucesso da leitura posterior.

Atenção!

A Consciência Fonológica em todos os aspectos é fundamental para aprender a ler em qualquer sistema de escrita alfabética. As pesquisas mostraram que a dificuldade com a consciência de fonemas e outras habilidades de Consciência Fonológica é um preditor de má leitura e desenvolvimento da ortografia.

 

1Adams, M.J. (1990). Beginning to read: Thinking and learning abort print. Cambridge, MA: MIT Press.

Patrocinado.

Buscar no Blog

331475_342594882427740_340966313_o (2)

Odair Machado

Oi, tudo bem? Sou Odair  Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos meus filhos.

Se você: 

Não acredita nas metodologia adotadas na escolas brasileiras para a alfabetização de crianças; 

Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno; 

E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico 

 … Continue lendo »

Os  melhores métodos e dicas  para VOCÊ prover

uma alfabetização eficaz aos seus filhos  
até mesmo sem ser PROFESSOR!

 

Descubra aqui o que fazer quando estamos perdido e não sabemos para onde ir ou que direção tomar!

 

A CHAVE PARA ENSINAR SEU FILHO A LER

 

Junte-se aos leitores inteligentes que já Baixaram o e-book!

Este Guia já foi baixado mais de
0
Vezes

Você não tem muita clareza por onde ou quando começar a ensinar seu filho  a ler? 

As dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

Capa-1-Leitor Precoce- OneCup at a Time

          © 2015 · Todos os direitos reservados. 

 5 Motivos Para Você Ensinar Seus Filhos a Ler em Casa

 5 Motivos Para Você Ensinar Seus Filhos a Ler em Casa