5 Motivos Para Você Ensinar Seus Filhos a Ler em Casa

Os  melhores métodos e dicas  para VOCÊ prover

uma alfabetização eficaz aos seus filhos  
até mesmo sem ser PROFESSOR!

Se você não tem muita clareza por onde começar o Método Fônico, as dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

Junte-se aos 3.438 leitores inteligentes que já Baixaram Gratuitamente o ebook!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Pré-Natal: Lendo e Cantando para o seu bebê.

23/01/2017

Será que é possível influenciar o aprendizado e a inteligência de um bebê durante a gestação?

 

 

A consciência fonológica[1] começa a se desenvolver ainda no útero por volta das  24 semanas da gestação. Conversar com o bebê em desenvolvimento ajudará suas habilidades de linguagem, através do armazenamento de informações dos padrões da fala.

Sugere-se que, ler, cantar e falar para seu filho antes de nascer como se faria para uma criança já nascida poderia ajudá-lo no processo de armazenamento e reconhecimento  dos sons.

Converse com seu bebê, com certeza ele não vai entender nada do que está ouvindo, mas, o seu cérebro já começa a armazenar os padrões sonoros que mais tarde o ajudarão a entender a língua e aprender a falar.

 

Será que é possível influenciar o aprendizado e a inteligência de um bebê durante a gestação?

Pré-Natal

 

Alguns especialistas acreditam que isto é possível, ainda não há um consenso.

Sabe-se que através da tecnologia de ultrassonografia, enquanto o bebê está em desenvolvimento no útero, todos os outros sentidos estão em desenvolvimento.

 

Na 7ª semana de gestação o feto já  desenvolve receptores táteis nos lábios  e nas bochechas que se espalharão por todo o corpo nos próximos 6 meses.

 

Na 15ª semana,  a orelha toma forma permitindo distinguir a voz da mãe e talvez a do pai (se o pai já lê ou conversa com o feto a probabilidade é bem maior) e se ele está perto o suficiente da mãe, portanto, se o pai conversa com seu filho ou leia para ele. Em mais algumas semanas o bebê já poderá reconhecer a voz dos pais.

 

Na 26ª semanas, os olhos do bebê começam a  responder às mudanças de luz.

Todo este desenvolvimento significa que pode ser possível estimular os sentidos  do bebê antes mesmo do nascimento.

 

O mais importante nesta etapa é cuidar da saúde da gestante, mantendo uma alimentação e dieta equilibrada com muitas frutas e vegetais frescos.

 

Respeite o novo ritmo do seu corpo,  especialmente no primeiro trimestre.

Sobre a suplementação alimentar é muito comum o médico recomendar suplementos como o ácido fólico, cálcio ou ferro.

 

Consulte seu médico para saber qual suplemento você precisa tomar.

 

O que fazer para estimular o bebê ainda no ventre?

 

Tocar a barriga delicadamente, em especial, quando ele começa a chutar.

Você pode conversar, ler ou contar histórias para seu bebê.

 

Devido ao líquido amniótico no ouvido e na orelha do bebê, ele pode não ouvir muito bem. Em compensação ele pode ouvir através de vibração no crânio, por este motivo a voz da mãe pode ser ouvida mais facilmente.  

 

Cuidado! O bebê irá ouvir todos os sons emitido pela gestante, inclusive os estressantes, quando estiver gritando ou com raiva.

 

Leia muito para seu filho durante a gravidez, adquira o hábito da leitura diária, também cante durante a gestação. As músicas que você cantar durante a gravidez ajudarão a acalmar o bebê depois que ele nascer.

 

 PRE-NATAL

Escolha músicas com som de piano, instrumentos de percussão,  já que eles são melhores transmitidos pelos fluidos do líquido amniótico. Escolha músicas relaxantes, de preferências músicas clássicas.  

 

Cuide do seu humor

 

Sabemos que durante a gestação há uma revolução no corpo da mamãe, os hormônios estão a flor da pele, é muito comum alterações bruscas de humor e os sentidos ficam mais aguçados. Principalmente o sentido do olfato.  

 

Eu que o diga, durante a gestação dos meus filhos eu não podia chegar muito perto da minha esposa, que ela já sentia enjoo por conta do meu cheiro, ela não podia com o cheiro do marido que já começava a sentir náuseas. Você acredita nisso?

 

É importante manter a autoestima e o bom humor, não importa como as coisas podem ser estressantes durante este período, pois, o mais importante é que mamães felizes terão bebês mais felizes.

 

1 “O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para ….” http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572004000200015. Acessado em 31 dez. 2016.

 

 

Postado por Odair

Patrocinado.

331475_342594882427740_340966313_o (2)

Odair Machado

Oi, tudo bem? Sou Odair  Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos meus filhos.

Se você: 

Não acredita nas metodologia adotadas na escolas brasileiras para a alfabetização de crianças; 

Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno; 

E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico 

 … Continue lendo »

Buscar no Blog


Se você não tem muita clareza por onde começar o Método Fônico, as dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

5 Motivos para Você Ensinar seu Filho a Ler em Casa ...

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

11875114_1641898682745473_1650555136571452423_o

          © 2015 · Todos os direitos reservados.