5 Motivos Para Você Ensinar Seus Filhos a Ler em Casa

Os  melhores métodos e dicas  para VOCÊ prover

uma alfabetização eficaz aos seus filhos  
até mesmo sem ser PROFESSOR!

Se você não tem muita clareza por onde começar o Método Fônico, as dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

Junte-se aos 3.438 leitores inteligentes que já Baixaram Gratuitamente o ebook!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Criar leitores: para Professores e Educadores

08/10/2015

 

Criar leitores:

para Professores e Educadores

 

Criar leitores:  para Professores e Educadores

 

É Impossível imaginar que a criança aprenda por si só a chave do enigma e  imaginar que haja alguém que defenda que  aprendizagem da leitura não necessita de ensino, argumentando que a criança,  senhora de uma inteligência ativa, construtora de hipóteses, rapidamente descobre, sem ajuda de professor, qual é o elo que liga o alfabeto à fala. Na verdade esse elo é altamente abstrato. (Moraes, 2013 pg 31).

 

Com as instruções contidas  livro Criar Leitores, meu filho com apenas 3 anos e 10 meses formulou suas primeiras sílabas.

Esta obra está embasada em estudos científicos comprovados e reconhecidos mundialmente, provas estas que são ignoradas no Brasil.

O autor orienta pais, professores e profissionais da área da saúde, como se dá a aquisição da leitura e escrita, como funciona o cérebro da criança quando ela começa a ler, quais os processos cognitivos envolvidos na alfabetização e os diversos caminhos que conduzem a uma leitura e alfabetização eficaz, processos estes que conduzem ao Princípio Alfabético.

Para Moraes, no final do primeiro ano de alfabetização, as crianças já deveriam ler corretamente quase todas as palavras, inclusive as não palavras (no jargão dos psicolinguistas estas não palavras são chamadas de pseudopalavras).

E para não ficar de fora, como outros estudiosos da área, faz fortes criticas aos métodos de alfabetização usados no Brasil.

Sobre o método global usado no Brasil e a aquisição da leitura e da escrita, José Morais faz uma analogia com o aprender.

Antes, lembre-se bem disso, não precisamos ensinar a criança a andar, ela aprenderá a andar por si só, assim como falar, a estrutura fonológica da lingá está no nosso gene, faz parte da nossa evolução. Ler e escrever não, é uma invenção recente com aproximadamente 5.000 anos.

José Morais diz:

“Alguém já viu uma criança começar a correr sem primeiro ter dado o primeiro passo e depois outro e outro?

Há quem queira que a criança se ponha logo a ler palavras e frases, isto é, que ela comece a correr antes de saber andar, mas isto é impossível: ela cai e esfola o nariz.”

A marcha está programa em nosso gene, a consciência dos fonemas não, mas a estrutura fonológica da fala sim.

No final de cada capítulo o autor faz várias recomendações e da várias dicas práticas que te fará repensar e questionar como a escola alfabetiza hoje.

O Livro Criar Leitores, apresenta um linguagem simples, como se dá a aquisição da leitura e da escrita, ensina passo a passo como a criança pode adquirir a consciência dos fonemas, que segundo o autor o principal requisito para a que a criança se torne um leitor hábil.

No Livro Criar Leitores José Morais ainda ressalta a importância do que ele chama de leitura partilhada.

 

 

O Prof. José Morais é autor do livro “A arte de ler” (original L’art de lire),

Publicou no Brasil o livro “Criar leitores – para professores e educadores”,

Além de um capítulo no livro “Alfabetização no século XXI: Como se aprender a ler e escrever” (organizado por Maria Regina Maluf – IPUSP/PUCSP – e Cláudia Cardoso-Martins – UFMG).

É pesquisador e lecionado no campo da Psicologia Cognitiva, Psicolinguística e Neurociências, além de ser consultor para políticas educacionais para o ensino da leitura em países como França e Portugal.

Em 2003, fez parte de um grupo de especialistas brasileiros e estrangeiros que apresentou à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados brasileira o relatório “Alfabetização infantil: os novos caminhos”. (Fonte USP)

 

Onde Comprar Este Livro?

www.submarino.com.br

www.saraiva.com.br

www.buscape.com.br

 

Postado por Odair

Patrocinado.

331475_342594882427740_340966313_o (2)

Odair Machado

Oi, tudo bem? Sou Odair  Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos meus filhos.

Se você: 

Não acredita nas metodologia adotadas na escolas brasileiras para a alfabetização de crianças; 

Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno; 

E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico 

 … Continue lendo »

Buscar no Blog


Se você não tem muita clareza por onde começar o Método Fônico, as dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

5 Motivos para Você Ensinar seu Filho a Ler em Casa ...

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

11875114_1641898682745473_1650555136571452423_o

          © 2015 · Todos os direitos reservados.