5 Motivos Para Você Ensinar Seus Filhos a Ler em Casa

Os  melhores métodos e dicas  para VOCÊ prover

uma alfabetização eficaz aos seus filhos  
até mesmo sem ser PROFESSOR!

Se você não tem muita clareza por onde começar o Método Fônico, as dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

Junte-se aos 3.438 leitores inteligentes que já Baixaram Gratuitamente o ebook!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Como Alfabetizar? Método Fônico em 10 minutos

29/03/2016

Como Alfabetizar?

Gravei este podcast dias atrás, a caminho do trabalho, ao responder a dúvida de um amigo aqui do blog.

 

A dúvida era:

Como Alfabetizar?

Por onde ele poderia começar a aplicar o método fônico?

Sei que esta é uma dúvida de muitos, por isso resolvi compartilhar também com você.

 

Como o  assunto era urgente, se fosse  deixar para gravar depois, eu ficaria procrastinando.

Sabe quando tu fica deixando tudo para depois? – Este sou eu.

 

Então, resolvi gravar logo de manhã no trajeto do trabalho (detalhes, na bicicleta).

 

Espero logo poder transcrever o áudio para facilitar a compreensão.

 

Como prometido transcrição do podcast logo abaixo.

 

Resumo do conteúdo do áudio:

 

Como já é do conhecimento de todos, na alfabetização devemos partir do mais simples para o mais complexo:

Na leitura partilhada é onde devemos começar toda a introdução para o método fônico, é nesta atividade que vamos enriquecer o vocabulário da criança e  introduzir os exercícios de rimas, a memorização de poemas e parlendas.

A Leitura partilhada servirá como base para os demais exercícios de consciência fonológica em métodos fônicos.

  • Jogos de Escuta

Este tipo de exercício consiste em atividades em que a criança deve apontar a direção dos sons e sua origem, além de preparar seu sistema inibitório, o ponto mais importante neste tipo atividade, seria aprender a distinguir os sons que se está ouvindo e filtrá-los em meio a tantos ruídos.

  • Exercícios de consciência de frases, palavras e sílabas

Neste tipo de atividade a criança deve aprender que as frases são constituídas por palavras separadas por espaços em branco e que as palavras são constituídas por sílabas.

 

  • Exercícios de consciência fonêmica:

  • Dramatização dos fonemas

 

  • exclusão de fonemas iniciais

 

São inúmeros os exercícios e atividades do método fônico, não daria para resumi-los em apenas um artigo, estes são apenas alguns exemplos.

 

 

 

 

Transcrição do áudio e Link para download

Link da transcrição

botao_download

Várias pessoas têm me perguntado por onde começar a alfabetização com o Método Fônico.

 

Eu diria que devemos começar do mais simples para o mais complexo.

Mesmo que a criança já esteja com 6 anos ou já tenha iniciado a alfabetização, ela precisa começar pelo mais simples.

Leitura Partilhada

Digamos que você deve começar pela Leitura Partilhada onde ela irá aprender a brincar com as rimas (consciência das rimas), consciência de palavras e começar a memorizar histórias rimadas, versos, poesias e parlendas.

Por exemplo:

Meus filhos, por meio da leitura partilhada já memorizaram vários poemas do livro Ou Isto Ou Aquilo de Cecilia Meirelles.

 

Tem também um livro com várias poesias e histórias organizado pelo Prof. João Batista de Oliveira do Instituto Alfa e Beto (que meus filhos chamam de o livro laranja) nesse têm vários clássicos, entre poesias e parlendas.

Jogos de Escuta

Outro passo do método fônico, dentro da consciência fonológica, seriam os Jogos de Escuta, são jogos e brincadeiras que você aplica para que a crianças tomem consciência e prestem atenção aos sons do ambiente, estas atividades têm o objetivo de exercitar a memória e inibir os ruídos que a criança  houve, voltando sua atenção para o que  interessa, para aquilo que é realmente  interessante no momento da alfabetização.

Atividades diárias

Nas atividades diárias como me perguntastes, seriam:

Os jogos de Escuta.

Brincadeiras para trabalhar a escuta da criança, como saber qual a origem do som, onde a criança está escondida, apontando  a direção do som.

Consciência de Frases e Palavras

Depois viriam na sequência os exercícios de consciência de palavras. Deve-se explicitar para a criança que uma frase é uma história pequena e que esta história é feita tijolinhos e que estes tijolinhos são as palavras

Exemplo:

Miguel comeu.

Miguel comeu pão.

Qual frase é maior?

Rimas e Consciência de Palavras

Nas parlendas, cantigas de roda, versos e rimas – trocar as palavras ou rimas por outra qualquer.

 

A criança já deve conhecer a história a ser trabalhada neste tipo de atividade.

Tomemos como exemplo  uma cantiga de roda bem clássica da nossa infância:

 

Atirei o pau no gato mas o gato não morreu

 

Em uma versão adaptada para esta atividade seria:

 

Atirei o pau no gato mas o gato não NASCEU (viajou, casou)

Atirei o pau no (RATO, SAPATO, CAVALO) mas o (RATO, SAPATO, CAVALO)  não…

A criança deve te corrigir, pode ter certeza, se ela já conhece a cantiga ou poesia ela o fará.

Não papai está errado não é rato – eu lhe pergunto é o que então, é sapato, é pato?

Não papai!  É gato

Use e abuse da sua criatividade.

Assim você deve fazer com outros versos, parlendas, músicas e poesias.

Consciência de sílabas

Bater palma para as sílabas do próprio nome e palavras conhecidas.

Outra variação seria contar as sílabas, perguntar quantas sílabas ou quantas palmas ela bateu.

E se a criança  está com 6 anos e já iniciou a alfabetização?

Também já pode introduzir exercícios e atividades de consciência fonêmica.

Exclusão de fonemas iniciais em palavras que começam com o mesmo fonema, tu exclui os fonemas iniciais, isto seria um passo-a-passo.

Introduzir 3 ou 4 atividades por dia que seriam:

  • Jogos de escuta
  • Atividades de Consciência de palavras e frases;
  • Atividades de Consciência silábica
  • Atividades de Consciência fonêmica
  • Dramatização dos fonemas

Jogos de escuta

Os jogos de escuta são usados para chamar a atenção das crianças para os sons do ambiente, tem um exemplo desta atividade neste link http://metodofonico.com.br/atividades-de-consciencia-fonologica-ouvindo-sons-atividade-1

 

Neste outro jogo você pode trabalhar com um aplicativo que reproduza o som característico dos animais.

 

Usando o aplicativo você emite uma sequência de sons:

O cachorro latindo;

O Gato miando;

A vaca mugindo.

Depois pedir para a criança dizer qual foi a sequência dos animais.

Foi o cachorro, o gato e a vaca.

Variação desta atividade

Qual foi o primeiro?

Qual foi o segundo?

Qual foi o último?

Ou

Qual foi o primeiro som?

Qual foi o do meio?

Qual foi o último?

Outra variação seria você omitir um som.

Você emite 3 sons, pedir para a criança não responder ainda.

Você torna a emitir os sons, porém, omite um e pergunta para a criança que som está faltando ou que você esqueceu.

 

A criança deve responder sempre com uma sentença completa:

Está faltando a vaca.

Atividades de Consciência fonêmica

Trabalhar com os sons das letras (com os fonemas), mas neste primeiro momento trabalhar apenas com os fonemas sem fazer a relação entre grafema/fonema, ou seja,

são atividades em que não se deve usar o código escrito letra/som, sem o uso de palavras escritas, desculpe a insistência, eu já cometi este erro,  acredite não é o melhor caminho.

 

A apresentação da relação grafofonêmica seria aplicada em outro momento, após a tomada de consciência dos fonemas.

Dramatização dos fonemas

Para a dramatização dos fonemas enquanto eu não gravo um vídeo ou áudio com estas instruções você pode baixar gratuitamente  o livro digital do Prof. Carlos Nadalin, na PÁGINA 16 tem um link para o vídeo da Dramatização dos fonemas. você pode baixá-lo gratuitamente aqui >>> http://bit.ly/ebook5etapas

Concluindo

Mesmo para uma criança de 6 anos que já tenha iniciado a alfabetização por outros métodos, temos que começar pelo mais simples, conforme for o desempenho da criança vai se acrescentando atividades com maior grau de dificuldade.

 

Isto cabe você avaliar, já aquelas atividades que a criança apresenta facilidade em executar, deve ser substituído por outro, estes exercícios mais fáceis devem ser reintroduzidos para dar a criança o sentimento de sucesso, que ela está avançando no jogo.

As vezes é preciso envolver a família inteira.

Se em algum jogo a criança não está tendo muito interesse, aplique esta atividade a seu cônjuge ou um adulto, isto despertará a atenção e o interesse da criança.

Em resumo, acho que isso é tudo por hoje, se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais orientações pode me mandar uma mensagem nos canais disponíveis.

Um abraço e fique com Deus!

Odair  

Postado por Odair

Patrocinado.

331475_342594882427740_340966313_o (2)

Odair Machado

Oi, tudo bem? Sou Odair  Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação dos meus filhos.

Se você: 

Não acredita nas metodologia adotadas na escolas brasileiras para a alfabetização de crianças; 

Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno; 

E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico 

 … Continue lendo »

Buscar no Blog


Se você não tem muita clareza por onde começar o Método Fônico, as dicas e vantagens descritas neste E-BOOK poderão te ajudar de várias formas.

5 Motivos para Você Ensinar seu Filho a Ler em Casa ...

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

11875114_1641898682745473_1650555136571452423_o

          © 2015 · Todos os direitos reservados.