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Antes de tudo quero deixar bem claro eu não inventei o Método Fônico, longe de mim tal afirmação, seu uso data o século XVI. Porém, muita coisa mudou, os métodos fônicos na atualidades sofreu mudanças substanciais com os avanços da era moderna.

Oi, tudo bem?

Sou Odair  Machado, fundador do blog Método Fônico e um pai preocupado com a educação do meus filhos.

O objetivo aqui não é desmerecer ou desprezar professores e pedagogos, mas sim, instigar  e envolvimento dos pais neste fase tão importante no aprendizado da criança.

Se você: 

Não acredita nas metodologia adotadas na escolas brasileiras para a alfabetização de crianças; 

Se você acredita que pode fazer a diferença na vida do teu filho ou aluno; 

E se você acredita que a criança pode ser melhor alfabetizada com o uso do Método Fônico;

 

Você está no lugar certo!  

 

Agora se você não acredita nisso, por favor feche está janela e não me faça discutir o obvio. 

Este resumo reflete um boa parte das minhas convicções sobre a educação no Brasil  

Quero compartilhar com você um pouco do conhecimento que adquiri nos últimos meses, sobre pré-alfabetização  em especial sobre o método fônico. 

Vários estudos corroboram para comprovar a eficiência deste método e sua importância para o aprendizado da leitura. 

 

EU NÃO PODERIA deixar de compartilhar com você e com outros pais e educadores, pois estes conhecimentos não são ensinados nas academias. Tal é o atraso na alfabetização que se encontra o Brasil. 

Não vou ficar aqui discutindo qual o melhor método, vamos ao que interessa e o que a criança precisa aprender na pré-alfabetização para se tornar um leitor fluente. 

A criança precisa desenvolver a Consciência fonológica, algumas destas habilidades já são inatas e precisam ser intensificadas, outras como a consciência fonêmica precisa ser explicitada, não está no nosso gene, pois a escrita é uma invenção do homem. 

Depois de ler algumas bibliografias, algumas delas para esta fase do desenvolvimento infantil,  compilei e extrai destes livros algumas atividades, você verá a facilidade que é trabalhar a consciência fonológica, e verá também que não precisa ser graduado ou ser formado em pedagogia (a maioria desprezam estes conhecimentos) para poder introduzir uma criança no mundo da leitura e escrita. 

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O que é Consciência Fonológica? 

 

 

As crianças devem ser expostas a atividades que desenvolvam as habilidades cognitivas especificas para aquisição da leitura e escrita, deve ocorrer uma preparação geral ainda na pré-escola. 

Alguns teóricos defendem que não se deve antecipar demasiadamente o ensino da leitura e escrita. Outros defendem que a idade ideal é mais precoce que atualmente em voga. 

Este conhecimento predizem em muito o sucesso da criança no aprendizado da leitura, este sucesso já foi demonstrado entre estudos suecos (Lundberg, Olofsson e Wall, 1980); os noruegueses Hoien, Lundberg, Stanovich Bjaalid, 1975); os espanhóis (deManrique e Gramigna, 1984); os franceses (Alegria, Pignot e Morais, 1982); os italianos (Cossu, Shankweiler, Liberman, Tola e Katz, 1088); os brasileiros (Cardoso-Martins, 1995)  Seabra e Capovilla, entre muitos outros. 

Para Morais, 1995 as crianças devem ser preparadas de maneira geral para a alfabetização, como o contato com o material escrito, desenvolvimentos de atividades metalinguísticas mais básicas como a Consciência fonológica (consciência de rimas, aliterações e silabas) as crianças devem ser expostas a muita leitura, deve-se ler e muito para as crianças. Para ele a pré-escola deve reduzir as diferenças socioculturais por meio da fonologia. 

 

Aqui você encontrara dicas e uma breve  introdução sobre consciência fonológica, tais como: jogos de escuta - consciência de fonemas - de palavras e rimas - parlendas - e canções folclóricas. 

Tudo muito prático, simples e divertido. 

A  consciência  fonêmica e o contato com o som das letras, as relações grafema-fonema, também serão trabalhados aqui. 

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Aqui um pouco mais sobre porque optei em ensinar aos meus filhos algo totalmente contrário ao que é ensinado nas escolas brasileiras, mas que apresenta ótimos resultados nos países de primeiro mundo.